ANO: 3º ano do Ensino Médio.
TEMA: O Uso de Jornais Como Suporte Pedagógico no Ensino de História.
CONTEÚDO: O Golpe Militar de 1964 no Contexto da Guerra Fria.
TEMPO ESTIMADO: 10 Aulas.
PALAVRAS-CHAVE: Ditadura Militar; Guerra Fria; Jornalismo; Imprensa.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1: Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
HABILIDADES:
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, gráficos, mapas, tabelas etc.).
(EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e de diferentes gêneros textuais e as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
_______________________________________________________
OBJETIVOS:
Analisar a estrutura física de jornais impressos, identificando o cabeçalho, as manchetes de capa, lide, cadernos internos, suplementos e o editorial.
Analisar com os alunos o posicionamento político e ideológico da Folha do Subúrbio e o seu discurso jornalístico durante o Regime Militar, para com isso, traçar um paralelo com as análises dos livros O Golpe de 1964: momentos decisivos, de Carlos Fico e o Pelas Ruas da Cidade: O Golpe de 1964 e o Cotidiano de Salvador, de Thiago Machado de Lima.
Produzir artigos a partir da pesquisa realizada pelos alunos em oficinas para que sejam disponibilizados para a comunidade escolar do Colégio Estadual Prof. Edilson Souto Freire, através de um blog produzido pela turma.
_______________________________________________________
RECURSOS PEDAGÓGICOS:
Quadro e Piloto.
Edições de jornais atuais.
Edições do Jornal Folha do Subúrbio.
Caneta e Caderno.
_______________________________________________________
1ª e 2ª AULAS (100 min.)
DESENVOLVIMENTO:
Apresentar aos alunos o objetivo do trabalho. (6 min.)
Dividir a sala em 2 grupos. (2 min.)
Distribuir exemplares dos jornais Massa!, Correio e A Tarde, do dia 21 de Outubro de 2019, para que os alunos observem a estrutura dos periódicos. (3 min.)
Analisar a estrutura do cabeçalho dos jornais, levando em consideração o nome, a data, o ano de fundação, slogan e numeração da edição e, solicitar que anotem no caderno. (20 min.)
Observar as manchetes de capa dos periódicos debatendo a importância que cada um deu para determinada notícia. (20 min.)
Explicar aos alunos o que é o Lide de um jornal e anotar no quadro as perguntas que o compõe, pedindo que eles identifiquem nas matérias das publicações que estão em mãos, anotando-as. (20 min.)
Folhear os cadernos internos e suplementos e identificar o que cada um dos cadernos trata. (10 min.)
Identificar e analisar os Classificados e debater sobre as fontes de receita de um jornal impresso. (15 min.)
Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)
Fazer a chamada (2 min.)
3ª e 4ª AULAS: (100 min.)
DESENVOLVIMENTO:
Orientar os alunos sobre o objetivo do trabalho. (6 min.)
Dividir a sala em duas equipes. (2 min.)
Distribuir os jornais trabalhados na última aula para que os alunos identifiquem as diferenças entre os gêneros jornalísticos a partir da explicação feita em sala de aula: notícia, reportagem, artigo, editorial e entrevista. Uma equipe identificará o artigo e o editorial e a outra equipe a notícia e a entrevista.(40 min.)
Distribuir o texto “Imprensa: uma mercadoria particular”, de Maria Rolim Capelato e pedir para que os alunos leiam (15 min.)
Refletir sobre os jornais como porta-voz de grupos de interesses, defensores de projetos e valores partilhados pelos grupos que representam, além do embate sobre a narrativa a partir da leitura do texto citado. (35 min.)
Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)
Fazer a chamada (2 min.)
_______________________________________________________
5ª e 6ª AULAS: (100 min.)
DESENVOLVIMENTO:
Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação ao Golpe de 1964 e propor um debate sobre o tema. (20 min.)
Fazer uma breve explanação relativa ao ofício do historiador. (10 min.)
Apresentar o jornal Folha do Subúrbio à turma, explicando a sua importância para a História local. (10 min.)
Sortear os temas entre as duas equipes envolvidas no trabalho. A primeira equipe investigará o posicionamento do jornal diante das mobilizações políticas que possibilitaram o golpe em 31 março de 1964 e o alinhamento político e ideológico do periódico em relação ao regime militar. A segunda equipe ficará responsável por estudar o discurso narrativo do jornal referente ao pensamento comunista e a narrativa do jornal referente à política externa norte-americana no contexto da Guerra Fria. (10 min.)
Colocar os alunos em contato com as cópias do jornal para que se familiarizem. Os alunos deverão fazer a leitura dos documentos anotando pontos importantes dos discursos do jornal. (45 min.)
Os alunos ficarão responsáveis em continuar as investigações do jornal em casa e será entregue bibliografia para servir de base teórica para analisar o discurso do jornal.
Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)
Fazer a chamada (2 min.)
_______________________________________________________
7ª, 8 e 9ª AULAS: (150 min.)
DESENVOLVIMENTO:
Separar as equipes. (2 min.)
As equipes continuarão a ter contato com as edições do jornal Folha do Subúrbio para que com isso, seja analisado o seu discurso no que tange ao período estudado. (35 min.)
Verificar com os alunos os pontos que mais chamaram a sua atenção nas edições do jornal propondo um debate. (35 min.)
Distribuir um texto do livro O Golpe de 1964: momentos decisivos, de Carlos Fico, para que os alunos leiam e analisem pontos discordantes expostos pela narrativa do jornal Folha do Subúrbio. (20 min.)
Debater com os alunos as questões levantadas pelo texto. (35 min.)
Entregar para a Equipe 1 o texto do livro Pelas Ruas da Cidade de Salvador: O Golpe de 1964 e o Cotidiano de Salvador e o texto do livro O Golpe de 1964: momentos decisivos, para que a equipe leia em casa, para que seja discutido no próximo encontro. (5 min.)
Entregar para a Equipe 2 texto do livro, O Golpe de 1964: momentos decisivos e um trecho da tese, Em Guarda Contra o Perigo Vermelho: O Anticomunismo no Brasil (1917-1964), para a equipe leia em casa, para que seja discutido no próximo encontro. (5min.)
Será solicitado que cada equipe se divida em duas para que cada parte da equipe se debruce sobre um dos temas responsável por ela. (9 min.)
Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)
Fazer a chamada (2 min.)
10ª e 11ª Aulas: (100 min.)
DESENVOLVIMENTO:
Explicar brevemente o objetivo da aula. (5 min.)
Pedir para que as equipes façam uma releitura dos textos que foram enviados para casa na última aula. (20 min.)
Propor um debate que permita comparar os discursos do jornal Folha do Subúrbio e as análises feitas pelos historiadores na bibliografia indicada. (40 min.)
Orientar sobre a criação do blog da turma, para que sejam publicados os artigos produzidos pelas esquipes. (15 min.)
Dar uma orientação sobre a elaboração do material textual que deverá ser produzido. (15 min.)
Entregar um questionário para que os alunos exponham a experiência de trabalhar com os jornais em sala de aula como fonte histórica e a prática docente no Ensino de História. (1 min.)
Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)
Fazer a chamada (2 min.)
___________________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS:
Comentários
Postar um comentário