Pular para o conteúdo principal

Roteiro Didático

ANO: 3º ano do Ensino Médio.

TEMA: O Uso de Jornais Como Suporte Pedagógico no Ensino de História.

CONTEÚDO: O Golpe Militar de 1964 no Contexto da Guerra Fria.

TEMPO ESTIMADO: 10 Aulas.

PALAVRAS-CHAVE: Ditadura Militar; Guerra Fria; Jornalismo; Imprensa.


COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1: Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.


  • HABILIDADES:


(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.


(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, gráficos, mapas, tabelas etc.).


(EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e de diferentes gêneros textuais e as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.



_______________________________________________________

OBJETIVOS:


  • Analisar a estrutura física de jornais impressos, identificando o cabeçalho, as manchetes de capa, lide, cadernos internos, suplementos e o editorial.


  • Analisar com os alunos o posicionamento político e ideológico da Folha do Subúrbio e o seu discurso jornalístico durante o Regime Militar, para com isso, traçar um paralelo com as análises dos livros O Golpe de 1964: momentos decisivos, de Carlos Fico e o Pelas Ruas da Cidade: O Golpe de 1964 e o Cotidiano de Salvador, de Thiago Machado de Lima.


  • Produzir artigos a partir da pesquisa realizada pelos alunos em oficinas para que sejam disponibilizados para a comunidade escolar do Colégio Estadual Prof. Edilson Souto Freire, através de um blog produzido pela turma.



_______________________________________________________

RECURSOS PEDAGÓGICOS:


  • Quadro e Piloto.

  • Edições de jornais atuais.

  • Edições do Jornal Folha do Subúrbio.

  • Caneta e Caderno.



_______________________________________________________

1ª e 2ª AULAS (100 min.)


DESENVOLVIMENTO:


  • Apresentar aos alunos o objetivo do trabalho. (6 min.)

  • Dividir a sala em 2 grupos. (2 min.)

  • Distribuir exemplares dos jornais Massa!, Correio e A Tarde, do dia 21 de Outubro de 2019, para que os alunos observem a estrutura dos periódicos. (3 min.)

  • Analisar a estrutura do cabeçalho dos jornais, levando em consideração o nome, a data, o ano de fundação, slogan e numeração da edição e, solicitar que anotem no caderno. (20 min.)

  • Observar as manchetes de capa dos periódicos debatendo a importância que cada um deu para determinada notícia. (20 min.)

  • Explicar aos alunos o que é o Lide de um jornal e anotar no quadro as perguntas que o compõe, pedindo que eles identifiquem nas matérias das publicações que estão em mãos, anotando-as. (20 min.)

  • Folhear os cadernos internos e suplementos e identificar o que cada um dos cadernos trata. (10 min.)

  • Identificar e analisar os Classificados e debater sobre as fontes de receita de um jornal impresso. (15 min.)

  • Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)

  • Fazer a chamada (2 min.)



_______________________________________________________

3ª e 4ª AULAS: (100 min.)


DESENVOLVIMENTO:


  • Orientar os alunos sobre o objetivo do trabalho. (6 min.)

  • Dividir a sala em duas equipes. (2 min.)

  • Distribuir os jornais trabalhados na última aula para que os alunos identifiquem as diferenças entre os gêneros jornalísticos a partir da explicação feita em sala de aula: notícia, reportagem, artigo, editorial e entrevista. Uma equipe identificará o artigo e o editorial e a outra equipe a notícia e a entrevista.(40 min.)

  • Distribuir o texto “Imprensa: uma mercadoria particular”, de Maria Rolim Capelato e pedir para que os alunos leiam (15 min.)

  • Refletir sobre os jornais como porta-voz de grupos de interesses, defensores de projetos e valores partilhados pelos grupos que representam, além do embate sobre a narrativa a partir da leitura do texto citado. (35 min.)

  • Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)

  • Fazer a chamada (2 min.)



_______________________________________________________

5ª e 6ª AULAS: (100 min.)


DESENVOLVIMENTO:


  • Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação ao Golpe de 1964 e propor um debate sobre o tema. (20 min.)

  • Fazer uma breve explanação relativa ao ofício do historiador. (10 min.)

  • Apresentar o jornal Folha do Subúrbio à turma, explicando a sua importância para a História local. (10 min.)

  • Sortear os temas entre as duas equipes envolvidas no trabalho. A primeira equipe investigará o posicionamento do jornal diante das mobilizações políticas que possibilitaram o golpe em 31 março de 1964 e o alinhamento político e ideológico do periódico em relação ao regime militar. segunda equipe ficará responsável por estudar o discurso narrativo do jornal referente ao pensamento comunista e a narrativa do jornal referente à política externa norte-americana no contexto da Guerra Fria. (10 min.)

  • Colocar os alunos em contato com as cópias do jornal para que se familiarizem. Os alunos deverão fazer a leitura dos documentos anotando pontos importantes dos discursos do jornal. (45 min.)

  • Os alunos ficarão responsáveis em continuar as investigações do jornal em casa e será entregue bibliografia para servir de base teórica para analisar o discurso do jornal.

  • Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)

  • Fazer a chamada (2 min.)



_______________________________________________________

7ª, 8 e 9ª AULAS: (150 min.)


DESENVOLVIMENTO:


  • Separar as equipes. (2 min.)

  • As equipes continuarão a ter contato com as edições do jornal Folha do Subúrbio para que com isso, seja analisado o seu discurso no que tange ao período estudado. (35 min.)

  • Verificar com os alunos os pontos que mais chamaram a sua atenção nas edições do jornal propondo um debate. (35 min.)

  • Distribuir um texto do livro O Golpe de 1964: momentos decisivos, de Carlos Fico, para que os alunos leiam e analisem pontos discordantes expostos pela narrativa do jornal Folha do Subúrbio(20 min.)

  • Debater com os alunos as questões levantadas pelo texto. (35 min.)

  • Entregar para a Equipe 1 o texto do livro Pelas Ruas da Cidade de Salvador: O Golpe de 1964 e o Cotidiano de Salvador e o texto do livro O Golpe de 1964: momentos decisivos, para que a equipe leia em casa, para que seja discutido no próximo encontro. (5 min.)

  • Entregar para a Equipe 2 texto do livro, O Golpe de 1964: momentos decisivos e um trecho da tese, Em Guarda Contra o Perigo Vermelho: O Anticomunismo no Brasil (1917-1964), para a equipe leia em casa, para que seja discutido no próximo encontro. (5min.)

  • Será solicitado que cada equipe se divida em duas para que cada parte da equipe se debruce sobre um dos temas responsável por ela. (9 min.)

  • Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)

  • Fazer a chamada (2 min.)



_______________________________________________________

10ª e 11ª Aulas: (100 min.)


DESENVOLVIMENTO:


  • Explicar brevemente o objetivo da aula. (5 min.)

  • Pedir para que as equipes façam uma releitura dos textos que foram enviados para casa na última aula. (20 min.)

  • Propor um debate que permita comparar os discursos do jornal Folha do Subúrbio e as análises feitas pelos historiadores na bibliografia indicada. (40 min.)

  • Orientar sobre a criação do blog da turma, para que sejam publicados os artigos produzidos pelas esquipes. (15 min.)

  • Dar uma orientação sobre a elaboração do material textual que deverá ser produzido. (15 min.)

  • Entregar um questionário para que os alunos exponham a experiência de trabalhar com os jornais em sala de aula como fonte histórica e a prática docente no Ensino de História. (1 min.)

  • Solicitar que façam um relatório da experiência com a atividade proposta em sala de aula. (2 min.)

  • Fazer a chamada (2 min.)



___________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:



ALVES, Francisco das Neves. O Ensino da História por meio dos Jornais Antigos: as imagens acerca dos atores político-partidários à época imperial. Historiae, Rio Grande, (1): p.19-36, 2012.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. A Imprensa na História do Brasil. São Paulo: Contexto. EDUSP, 1988.

FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. 10.ed. São Paulo: Contexto, 2008.

____________. O Jornal na Sala de Aula. 14.ed. São Paulo: Contexto, 2016.

FICO, Carlos. O Golpe de 1964: momentos decisivos. Rio de janeiro: Editora FGV, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA, Thiago Machado de. Pelas ruas da cidade: o golpe de 1964 e o cotidiano de Salvador. Curitiba: CRV, 2018.

ROSSI, Clóvis. O que é Jornalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Fontes (A Folha do Subúrbio)