1ª Você gostou de participar das oficinas com uso de jornais nas aulas de História?
1 Aluno G. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno E. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno H. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno I. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
3 Aluno A. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2ª - Você acredita que atividades como esta contribuem para que os alunos desenvolvam uma leitura crítica dos textos jornalísticos? Explique.
1 Aluno I. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno B. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno C. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno E. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno A. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
3ª - As oficinas contribuíram para despertar seu interesse pelos jornais? Explique.
1 Aluno G. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno A. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno C. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno F. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
4ª - E sobre a metodologia adotada, você acha que ela contribuiu para compreender melhor o período da ditadura militar e o papel dos jornais no processo? Explique.
1 Aluno C. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
O aluno A respondeu que conseguimos “ver a posição do jornal e o modo que foi tratado o assunto.” Para ele, “isso ajudou a compreender mais, pois tivemos acesso privilegiado ao jornal daquela época e pudemos mergulhar mais fundo no que aconteceu no período da ditadura.”1 E nessa mesma linha de raciocínio, o aluno G explicou que os jornais funcionaram como instrumento facilitador da sua aprendizagem. “Usando o jornal da época o entendimento do assunto foi muito maior” e esclareceu que “com os jornais a imersão na época estudada” foi “maior” e “o absorvimento do assunto” foi “muito maior por ser um jornal da época”. Assim, “dá para se ter uma ideia maior de como era na época.”2
Ou seja, para este aluno, o trabalho com as fontes foi fundamental e a imersão nos jornais foi necessária para se compreender o passado. Outro estudante disse que “com os jornais deu para saber o que se passava naquela época.”3 Já o aluno I afirmou que “quando estudamos com as fontes e corremos atrás das informações isso nos desperta curiosidade, deixando mais fácil o aprendizado.”4
1 Aluno A. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno G. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
3 Aluno D. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
4 Aluno I. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
5ª - O que você tem a dizer sobre a metodologia de Ensinar pela pesquisa com o uso de jornais nas aulas de História?
1 Aluno C. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno G. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno C. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
3 Aluno E. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
4 Aluno I. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
5 Aluno H. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
6 Aluno F. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
6ª - Você tem alguma sugestão que acredita que poderá melhorar a atividade desenvolvida? Explique.
1 Aluno C. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno F. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
3 Aluno G. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno E. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno H. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
7ª - Do que você mais gostou nas oficinas com o uso de jornais nas aulas de História?
MARQUE APENAS UMA OPÇÃO COM UM (X):
O método de ensino. ( )
O Conteúdo. ( )
O trabalho em equipe. ( )
Outro. ( )
Qual?_______________________________________________________
Explique o por quê?
1 Aluno C. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
2 Aluno A. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
3 Aluno D. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
4 Aluno H. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
8ª - Como você avalia as oficinas com o uso de jornais nas aulas de História?
Excelente ( ) Bom ( ) Médio ( ) Ruim ( ) Péssimo ( )
Explique:
1 Aluno I. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno G. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
1 Aluno A. Questionário aplicado pelo pesquisador aos estudantes do 3º ano, turma B matutino, do Colégio Estadual Profº. Edilson Souto Freire. 22/11/2019.
Comentários
Postar um comentário